Logo Patosja

IBGE: Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas 

Em crianças, o sinal de alerta é no atraso da fala

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 13:31 23-01-2025

Compartilhar:

Em crianças, o sinal de alerta é no atraso da fala

A situação da deficiência auditiva tem afligido milhões de pessoas no Brasil.  Diversos fatores podem causar a perda auditiva, como problemas congênitos em crianças ou durante a vida. No entanto, é possível reverter o estado de surdez com um diagnóstico e tratamentos corretos. 

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência auditiva. Além disso, quase três milhões do número de pessoas da pesquisa possui uma surdez profunda e não escutam nada. 

Um exame básico para um diagnóstico é a audiometria, realizada em uma cabine enquanto responde sons. O otorrinolaringologista Maurício Peixoto disse que, mesmo com o uso da tecnologia, a força de vontade dos pacientes em querer se comunicar faz toda a diferença.

“Em crianças, o sinal de alerta é no atraso da fala por volta de um ano. Já em adultos, a maior dificuldade é: ‘escuto, mas não entendo”, explicou o otorrinolaringologista. 

Segundo o chaveiro Ântonio Alves, ele teve que lidar com a deficiência desde que nasceu. Para isso, o esforço na comunicação, como a leitura labial, fez toda a diferença na vida dele. Ântonio ressaltou que, quanto mais pessoas conversam com ele, mais fácil é para compreendê-los.

“O aparelho auditivo ajuda muito porque a gente escuta as pessoas falando e, quando falam, é ainda melhor”, afirmou o chaveiro.
Leia também